O grupo ABB, líder mundial de tecnologias de energia e automação, anunciou hoje uma parceria com a empresa GlobaLogix para o fornecimento de uma nova solução SCADA disponibilizada como Software-as-a-Service (SaaS) e baseada no produto SCADAvantage da ABB. A parceria tem como objectivo oferecer um serviço SCADA robusto e aberto que permita reduzir não só os riscos operacionais e o peso da manutenção, mas também simultaneamente os custos iniciais.

Com a exigência por parte das indústrias de uma maior segurança e fiabilidade dos sistemas SCADA, a arquitectura e a manutenção dos sistemas têm tomado uma importância crescente. Algumas das maiores e mais robustas instalações SCADA têm recentemente sido comprometidas e continuam a operar sem protecção adequada.

A GlobaLogix construiu um infraestrutura baseada na cloud, altamente segura e redundante, para o alojamento da plataforma SCADA da ABB. A infraestrutura fornece acesso seguro a 53 centros de dados na América do Norte com encriptação de 2048 bits, nível este de segurança superior ao exigido pelas presentes normas do Departamento da Defesa dos EUA. A infraestrutura é também conforme às mais exigentes normas para sistemas informáticos críticos para missão em centros de dados de Tier 4 da Telecommunications Industry Association (TIA) e do American National Standards Institute (ANSI). Estas normas exigem subsistemas completamente redundantes e zonas de segurança compartimentadas.

Um nível adicional de segurança é fornecido por autenticação Citrix instalada nos computadores portáteis, de secretária e tablets dos clientes para acesso ao sistema SCADA alojado na cloud. Com o fim de reduzir a exposição a ataques maliciosos e impedir erros de operação, é possível opcionalmente disponibilizar aos operadores no terreno acesso pela web a dados só de leitura e a informação-chave com protecção por palavra-passe.

Refere Sandy Taylor, director da unidade de negócios Oil, Gas and Petrochemical da ABB, “Esta infraestrutura SCADA baseada na cloud pode poupar tempo e dinheiro às empresas ao eliminar a necessidade de construirem e manterem salas de servidores próprias, ao mesmo tempo reduzindo os custos de administração e os riscos globais do sistema SCADA. O tempo de recuperação do investimento pode ser reduzido por 25-30% ou mais.

O cliente tem acesso integral a um conjunto completamente customizado dos seus próprios ecrãs SCADA. Todos os dados são guardados como histórico numa base de dados na cloud. Com a evolução das necessidades, o sistema apresenta a possibilidade de conversão em qualquer instante futuro numa solução tradicional de alojamento em servidores dedicados da empresa.

Refere Charles Nesser, responsável da área de desenvolvimento comercial do sistema SCADAvantage na ABB, “SCADAvantage é uma plataforma aberta que permite a integração com software de terceiros quer alojado na cloud, quer residente remotamente numa instalação tradicional de um servidor privado. Várias combinações de sistemas privados e de sistemas baseados na cloud permitem a criação de uma arquitectura híbrida que minimiza os custos gerais das tecnologias de informação e fornece implementação e comissionamento rápidos.”

A plataforma também suporta plug-ins de aplicações opcionais desenvolvidas especificamente para operações dos sectores upstream e midstream. Desde sistemas de elevação até à gestão de contratos de oleodutos ou gasodutos e à detecção de fugas, as aplicações podem no contexto da cloud serem em qualquer altura facilmente activadas e configuradas com alarmes e notificações.

Menciona Jim Ferrero, Vice-Presidente da GlobaLogix, “Seleccionámos o software da ABB pela sua extensa biblioteca de controladores para dispositivos de campo e pela sua abordagem modular às capacidades para serviços complementares. SCADAvantage é único pelos seus módulos Pump-Off Controller e Gas Management Module para requisitos API 21.1, tendo além disso o apoio de um dos melhores nomes na indústria, a ABB.”

Sobre a GlobaLogix
GLogaLogix, empresa de automação de explorações petrolíferas baseada em Houston, EUA, oferece às empresas de exploração e produção de gás e petróleo uma gama completa de serviços – da boca do poço até às páginas web – que permite aos seus clientes transformarem dados de exploração em informação com valor operacional e de gestão. Isto assegura um sistema seguro e utilizável de onde resulta um maior grau de controlo e rentabilidade para os utilizadores quer no terreno, quer nos escritórios da empresa. Para mais informações, p.f. visitar www.globlx.com.

Sobre a ABB
A ABB é uma empresa líder em tecnologias de energia e automação que permitem às indústrias e concessionárias melhorarem o seu desempenho com um menor impacte ambiental. O grupo ABB opera em mais de 100 países e possui cerca de 145 000 colaboradores.